domingo, 2 de dezembro de 2018

Bilhete de Identidade



Bilhete de Identidade

Descubro aquilo que sou
Num caminho onde meu avô
Conduzia um carro de bois
Parava sempre que me via
Semeava raízes de alegria
É isso que nos une aos dois.
Ele utilizava o aguilhão
Quando precisava dum travão
Para o seu carro tão antigo
Hoje eu utilizo um pedal
No fundo a ideia é igual
Parar quando vejo um amigo.
Aquilo que a minha avó fazia
Dar o «pão por Deus» com alegria
A todas as crianças do povoado
Faz hoje minha mulher se oferece
Brinquedos a quem os não merece
E não sabe pronunciar um obrigado.
Aqui dei os primeiros passos
Embora conheça outros espaços
E já tenha viajado pelo Mundo
Mas é a força destas raízes
Que nos ajuda a ser felizes
No meio do silêncio profundo.
O meu avô o meu pai e o meu tio
Fixaram entre a estrada e o rio
Um espaço para eu ser e afirmar
Toda a força da voz e do caminho
Que mesmo feito devagarinho
Tem a razão de ser neste lugar.
É a força das raízes consolidadas
Na terra das esperanças proclamadas
Em nome de uma amanhã mais seguro
Não se trata de um segredo guardado
Mas a verdade é que está no passado
Toda a razão de ser do meu futuro.

José do Carmo Francisco

(Fotografia de Valter Vinagre)

Sem comentários:

Enviar um comentário