quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Poema periférico para Mário Jorge



Poema periférico para Mário Jorge

Eu ainda comi os quadrados de marmelada
Eram dados ao intervalo pelo roupeiro Víctor
Filho do guarda-redes mais sério de Portugal.
Eu ainda fui a Bolonha como enviado especial
E vi como o árbitro careca deu a volta aos belgas
Para evitar cartões amarelos aos donos da casa.
Eu vi a melhor equipa de Iniciados de sempre
Vencer todos os jogos e marcar duzentos golos
Para as toupeiras não os deixaram ser campeões.
Eu percebi cedo que o resgate dum jogo mau
É sempre o próximo jogo que queremos ganhar
E por isso só falamos dele em toda a semana.
Eu também estava lá quando num Carnaval
Ninguém descobriu o misterioso mascarado
Que nasceu no circo tal e qual como o primo.
Hoje sei que tudo se perde no meio do pó
Porque a posteridade é mais que relativa
Com factores que não se podem controlar.  

José do Carmo Francisco  

(fotografia de autor desconhecido)

Sem comentários:

Enviar um comentário